Análise de custos: por que é tão importante para o buffet?

Organize seu negócio de festas e eventos. Para você que tem espaço de festas, é recreador, decorador ou tem qualquer tipo de buffet, tenha a gestão completa da sua empresa!

Análise de custos: por que é tão importante para o buffet?

Por meio da análise de custos, um buffet — e empresas de qualquer setor — pode se beneficiar de um planejamento mais preciso, contribuindo com a composição justa de preços. O que, por consequência, se traduz diretamente em um diferencial competitivo para se distanciar da sua concorrência.

Além disso, essa organização financeira permite que você componha objetivos com mais assertividade e precisão. Afinal de contas, ao saber o quanto cobrar por cada serviço e produto faz com que você entenda, naturalmente, o quanto precisa vender periodicamente para que o seu buffet se desenvolva gradualmente.

Vamos ver, então, o impacto positivo em ter uma boa análise de custos para o seu negócio? Basta seguir com a leitura deste post!

Como fazer uma boa análise de custos

Caso você não tenha uma boa percepção de como construir a sua análise de custos para compor os preços do seu buffet, aí vão algumas dicas pontuais!

Estabeleça a margem de contribuição

Por meio dessa métrica os empreendedores conseguem definir, mais facilmente, a formação de preços pois apresenta, para ele, o quanto vai gerar de renda após efetuada uma venda.

Seu cálculo é feito pelo valor de venda, subtraído dos custos e despesas variáveis. Por exemplo: você vende um serviço extra, em seu buffet, a R$ 300, mas os custos envolvidos nesse serviço chegam a R$ 400. Assim, seu planejamento está equivocado, pois está gerando prejuízos para o seu buffet.

Faça o markup

Método para se basear nos custos envolvidos em cada produto ou serviço, o markup permite que você projete o preço ideal para cobrir os custos e valorizar o desenvolvimento da sua marca. Sua fórmula é a seguinte:

100 / [100 – (percentual das despesas variáveis + percentual das despesas fixas + percentual do lucro desejado)].

Os percentuais são idealizados com base em cada unidade comercializada, e não o total. Assim, você consegue precisar melhor a análise de custos e garantir que o seu negócio se mantenha competitivo no seu setor de atuação.

Realize pesquisas de preços constantemente

Por meio da análise da concorrência e dos preços praticados pelo mercado, no geral, o seu buffet consegue se manter dentro dos limites estipulados, nunca perdendo espaço para os outros players do seu setor.

Vale observar, entretanto, que a percepção de marca é uma cifra a ser considerada na sua análise de custos. Para tanto, é importante saber vender os seus diferenciais para que o preço seja uma natural consequência de todo o valor agregado que um cliente está adquirindo, ao fechar um contrato com você.

Os melhores métodos para a análise de custos

Não existe um método só, como eficiente, e tampouco deve ser um caminho singular a ser traçado no desenvolvimento do seu buffet. Entretanto, você deve escolher os melhores modelos de análise de custo com base nos seus objetivos, necessidades e as características do seu negócio.

Lembre-se, também, que esse é um trabalho incessante. Periodicamente, os custos têm que ser revistos — seja por mudanças de fornecedores e os preços praticados ou mesmo as taxas relativas ao mercado — para que a sua margem de lucro permaneça na média planejada.

Vale destacar, por fim, que a análise de custos interfere em todas as etapas da sua empresa. É por isso que você deve avaliá-la em conjunto com outras áreas, como o setor financeiro. Por isso, dê uma conferida em nosso artigo que explica como fazer um bom fluxo de caixa para o seu negócio!

Deixe seu comentário

comentários

 

Deixe um comentário

Facebook
Instagram